quinta-feira, 13 de agosto de 2009

O estudo do meio como lugar de aprendizagem docente: pesquisa e formação profissionalhttp://http://www.partes.com.br/educacao/estudodomeio.asp

Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 01/09/2008




Pesquisar é entranhar-se na realidade, deixar-se entranhar por suas relações, e nela mover-se intelecto e inteligivelmente.
L. de Queiroz



RESUMO

As reflexões e análises apresentadas nesse artigo referem-se à experiência de trabalho a partir da proposta metodológica do estudo do meio, tal proposta de trabalho teve viés nos estudos do componente curricular Fundamentos da Educação Infantil, a qual é oferecida no quinto semestre do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia / UNEB – Campus XI, Serrinha/BA. O objetivo principal da experiência foi proporcionar reflexões sobre o papel da pesquisa na formação do educador, compreendendo-a como elemento imprescindível que permite aos educandos perceberem-se como re-construtores de suas aprendizagens. O tema tratado foi: As políticas públicas para a Educação Infantil no Brasil. O estudo do meio, é um estudo direto do contexto natural e social no qual o educando se insere, visando a analisar e compreender uma determinada problemática de modo interdisciplinar. Criando condições para o contato com a realidade, propiciando a aquisição do conhecimento de forma direta e reflexiva, por meio da experiência vivida, possibilitando ainda o desenvolvimento de habilidades sociais, de investigação, amplia experiências sobre um conteúdo especifico, desenvolve habilidades de estabelecer relações por permitir a discussão de experiências e perspectivas diversificadas. A ação se centrou na inquietação em articular a vivência acadêmico-científica aos fenômenos sócio-educacionais. A abordagem metodológica se fundamentou na perspectiva sócio-interacionista, com reflexões teóricas e trabalho de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados a observação e entrevista. Os estudos teóricos e os dados coletados em campo permitiram comparar, elaborar hipóteses e organizar/sistematizar a realidade estudada/investigada. Os resultados evidenciaram as contribuições da experiência em pesquisa no avanço/amadurecimento profissional dos educandos.

Palavras-chave: pesquisa; relação teoria e prática; ação docente.

2 comentários:

Fabiana Moniz disse...

Gostei de seu blog.Interessante esse texto

Giovanna Marget disse...

Obrigada!!!