quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Uma leitura sobre paradigma educacional na contemporaneidade

Gilvane Almeida Silva
Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 05/05/2009

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!
Mario Quintana

Resumo: Esta produção está voltada para o ato de sistematizar um conjunto de contribuições significativas à nossa reflexão sobre a importância dos novos paradigmas educacionais na contemporaneidade. Trata-se de uma “revisita” a temas como transição entre modernidade e pós-modernidade, paradigma da complexidade, a escola como espaço de construção do saber, os dificuldades de ruptura com os paradigmas tradicionais e as tecnologias de informação e comunicação – TIC, como importante dispositivo para esse novo paradigma educacional. A educação deverá ser o instrumento que a própria humanidade terá que se utilizar para facilitar a transição da Era da Matéria para a Era das Relações, facilitando a interação interpessoal, o desenvolvimento integral do indivíduo e do "sujeito coletivo".

Palavras - chaves: Modernidade, pós-modernidade, paradigma da complexidade, paradigma tradicional, TIC.
http://http://www.partes.com.br/educacao/paradigmaeducacional.asp

Nenhum comentário: