sexta-feira, 22 de junho de 2012

Descortinando o Bullying no espaço escolar: estratégias pedagógicas



Giovanna Marget Menezes Cardoso
Mônica Cerqueira Ribeiro
publicado em 01/11/2010
          
A intolerância, a ausência de parâmetros que orientem a convivência pacífica e a falta de habilidade para resolver os conflitos são algumas das principais dificuldades detectadas no ambiente escolar. Atualmente, a matéria mais difícil da escola não é a matemática ou a biologia; a convivência, para muitos alunos e de todas as séries, talvez seja a matéria mais difícil de ser aprendida. (FANTE, 2005).

RESUMO

Tratar do tema violência constitui-se algo complexo, devido o fato deste tema envolver conceitos polissêmicos que variam de acordo com o contexto de cada sociedade, assim como pela sua amplitude, que envolvem desde pequenas incivilidades até agressões mais graves. Ao nos reportamos para o espaço escolar detectamos um tipo de violência especifica, que ocorre de forma repetitiva e intencional, conhecida como Bullying. Vivenciado todos os dias em escolas de diversas partes do mundo, o bullying, vem camuflado na forma de “brincadeiras” que consistem em colocar apelidos, ofender, zoar, gozar, humilhar, discriminar, excluir, isolar, ignorar, intimidar, perseguir, assediar, aterrorizar, amedrontar, tiranizar, dominar, agredir verbalmente e fisicamente, quebrar pertences, e tantos outros atos que tenham como objetivo constranger e causar sofrimento naqueles que se constituem suas vítimas. O bullying se constitui um tema que tem sido muito veiculado pela mídia na atualidade, os estudos sobre a problemática tem despertado os profissionais de educação para a necessidade de voltar suas atenções para esse fenômeno que vem se expandindo cada vez mais nas escolas do Brasil e que muitas vezes é confundido com indisciplina ou com brincadeiras próprias da idade.  Assim, esta produção reflete sobre as ocorrências do fenômeno no espaço escolar, suas características, as implicações que este fenômeno acarreta para os envolvidos e para a escola, e o que as instituições escolares podem fazer para desenvolver ações que combatam essa problemática.


Palavras chave : Bullying, espaço escolar, estratégias de combate.


2 comentários:

NADJANE OLIVEIRA disse...

Realmente o bullying é um grave problema social que interfere diretamente no desempenho de crianças e de adolescentes e na dinâmica inerente ao processo de ensino e aprendizagem. A escola precisa garantir a efetividade de um currículo que considere as diferenças e promova um ambiente de respeito entre os seus atores, visando o enfrentamento a esse
fenômeno tão prejudicial.
Seu texto é muito elucidativo. Parabéns!
Nadjane de Oliveira.

Giovanna Marget disse...

Obrigada Nad, vindo de você é um elogio especial , pois sei do seu envolvimento com a temática violência, e de suas contribuições a cerca desse tema. bjs