sábado, 14 de julho de 2012

BACKES, Dorimar Dal Bosco. Avaliação o processo ensino aprendizagem: conceitos e concepções.

RESUMO:
Neste artigo a autora reflete o processo histórico da avaliação da aprendizagem. Para isso utilizou uma abordagem qualitativa bibliográfica a partir da visão de  alguns teóricos clássicos e atuais com base em quatro concepções de avaliação, tradicional, tecnicista, avaliação para classificação de desempenho e concepção qualitativa da avaliação. 
A autora afirma que a avaliação está presente em todas as ações cotidianas do ser humano, pois constantemente faz-se necessária para a tomada de novos rumos e novas decisões. Ressalta que segundo Luckesi (2002) a avaliação é uma ferramenta da qual o ser humano não se livra pois, faz parte do modo de agir sendo necessário utilizá-la da melhor maneira possível. Reflete a importância da prática pedagógica da avaliação da aprendizagem presente no contexto escolar como um pressuposto básico para a melhoria do processo educacional. A prática avaliativa deve ser democrática, intencional e organizada, reflexo de valores códigos e convenções sociais e não deve acontecer apenas em momentos estanques (CHUEIRI,2008), pontuais e sim que favoreça a aprendizagem.     
Traz à reflexão a concepção de avaliação da aprendizagem presente no contexto das escolas públicas do Estado do Paraná até os dias atuais, durante a realização do INTINERANTE - 2010. As práticas educativas dos professores são influenciadas pela manutenção de uma prática pedagógica e avaliativa como seletiva e classificatória com instrumentos de provas e notas, atribuindo especificamente ao aluno o ônus do fracasso escolar. Discute os significados de avaliação com base em outras concepções teóricas diferentemente da tradicional.
A autora discute os significados da avaliação da aprendizagem, a partir de diferentes concepções: tradicional, tecnicista, avaliação para classificação de desempenho e concepção qualitativa da avaliação.  Afirma que as práticas pedagógicas e avaliativas com base na concepção tradicional têm como características a verbalização, centralização do professor, a inibição da ação ativa por parte do aluno e conteúdos descontextualizados. Portanto, a avaliação está centrada nos exames e o aspecto cognitivo tem ênfase na memorização.
Na concepção tecnicista, a avaliação tem a função de mensurar os comportamentos e a aprendizagem pode ser quantificada ou seja, tem um caráter excludente. Chueri (2008) afirma que, esta forma de conceber a avaliação, oportunizou “a expansão da cultura dos testes e medidas na educação”. A avaliação na perspectiva da classificação de desempenho apresenta como características a comparação entre os alunos melhores e piores, a partir do padrão estabelecido pelo professor; tem função tradicional de certificação; fornece poucas informações sobre o conhecimento adquirido e foca apenas, o previamente programado pelo avaliador/professor.
Contrapondo a essas concepções de avaliação de aprendizagem surge a concepção qualitativa da avaliação como outra possibilidade de ressignificar as práticas  pedagógicas e avaliativas dos professores, a partir da compreensão do significado dos resultados durante todo o processo de ensino e aprendizagem. A avaliação qualitativa é o delineamento flexível que permite o enfoque progressivo. Centrada nos processos, promove descobertas sucessivas de transformações do contexto. A avaliação qualitativa se efetiva na prática pois, segundo a autora é necessário qualificar os meios, instrumentos, técnicas, metodologias ou processos, recriando-os para garantir a qualidade da aprendizagem.
 A autora conclui o texto afirmando que apesar de observar indícios de uma avaliação de aprendizagem na concepção qualitativa das práticas de alguns professores, ainda, permanece uma confusão entre o ato de avaliar a aprendizagem do aluno com o tirar uma medida do que o aluno aprendeu dentro do que o professor programou para ensinar. Refletir sobre as práticas avaliativas no âmbito das escolas públicas, atualmente não é tarefa fácil. É  um desafio que requer estratégias de intervenção no enfrentamento e na superação da melhoria do ensino e da aprendizagem



Pós em Avaliação - Universidade Vasco da Gama em parceria com a UNILATOS

Disciplina: Avaliação Educacional
Professora : Giovanna Marget
Alunas: Claudia Oliveira; Leila Lima; Lucigleide Costa; Rita Moraes 

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A autora Dorimar Backes no texto "Avaliação o processo de ensino e aprendizagem conceitos e concepções" tem como objetivo levar o professor mediador a uma reflexão sobre o processo histórico da avaliação da aprendizagem. Foram abordadas quatro concepções que, em diferentes momentos prevaleceram na prática pedagógica avaliativa, a tradicional, tecnicista, desempenho e por fim a qualitativa , a qual procura verificar os conhecimentos prévios e ou adquiridos do aluno, no processo ensino-aprendizagem.