segunda-feira, 9 de julho de 2012

Tecendo considerações sobre o software como ferramentas de aprendizagem: o que faz um software ser educativo



Giovanna Marget Menezes Cardoso
publicado em 02/12/2008
           

Resumo 
Há muito que se discute a cerca do papel da escola, tendo em vista que a mesma, não pode perpetuar a função que a originou, ou seja, ser o único lócusde disseminação, armazenamento e distribuição de informação. Na contemporaneidade, a utilização intensiva das tecnologias da informação e da comunicação tem provocado grandes transformações nas esferas: econômica, política, social, cultural e educacional. É fato que a informação produzida e disponível no mundo, extrapola os limites bibliográficos e conseqüentemente, não há possibilidades de que nenhum educador a possua em sua mente, por mais sábio que o mesmo possa ser. As reflexões propostas neste artigo têm por objetivo discutir sobre o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação e seus desdobramentos os softwares, na educação, seus limites e possibilidades, em que medida estes podem se configurar como uma ferramenta que possibilite a promoção da autonomia do educando, no sentido de promover sua aprendizagem e capacidade de aprender a aprender. Desse modo é válido analisar de que modo o uso dessas ferramentas tecnológicas se configuram como uma inovação pedagógica, entendendo como inovação pedagógica mudanças qualitativas nas práticas do educador. Mudanças essas que envolvem quebra de paradigmas “tradicionais”, processos de ensino eaprendizagem que respeitam as diferenças entre os diversos contextos e que buscam ir além da transposição das práticas tradicionais para a tela do computador por meio da utilização de softwares.

Palavras – chaves : prática pedagógica , inovação pedagógica, tecnologia da informação e da comunicação, conhecimento, autonomia




Para ler o texto na integra acesse o link abaixo:


http://www.partes.com.br/educacao/tecendo.asp



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